18 novembro 2010

Os livros mais vendidos de 2010 e duas observações

Abaixo trago a lista dos livros mais vendidos de 2010, segundo a Revista Veja (veja.com):
 
10. A breve segunda vida de Bree Tanner (Stephenie Meyer)
09. A fúria (L. J. Smith.)
08. A batalha do labirinto (Rick Riordan)
 
07. A última música (Nicholas Sparks)
Esse é mais um belo romance de Nicholas Sparks, que dessa vez nos traz uma comovente história de amor, amizade, família, amadurecimento e, especialmente, sobre perdão e recomeço. Em A última música, o autor consegue provar porque é considerado um mestre do romance moderno e porque é adorado por leitores do mundo todo.

06. O Mar de Monstros (Rick Riordan)
05. O Ladrão de Raios (Rick Riordan)
04. Amanhecer (Stephenie Meyer)
03. O Símbolo Perdido (Dan Brown)

02. Querido John (Nicholas Sparks)
Esse romance de Nicholas Sparks narra a história do jovem soldado americano John, que se apaixona pela estudante conservadora Savannah. Logo a relação se torna tão intensa que Savannah jura esperá-lo até que ele termine suas obrigações militares. Mas ambos não sabiam que os ataques de 11 de setembro mudariam o mundo e a percepção sobre as coisas.

01. A Cabana (William P. Young)
Essa é uma obra de William P. Young. Nela, a filha mais nova de Mackenzie A. Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Anos depois, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana.

OBS. 1:
Sem dúvida o livro A Cabana se sobressaiu por tratar de um assunto que todos querem entender: quem é Deus?
Mas tenho algumas ressalvas.
Creio que o grande sucesso dessa obra seja mais pelo fato de o autor apresentar ao leitor um Deus muito fácil de seguir, porque, no livro, Deus não se importa se você é pecador, se busca a Ele de "outras formas" ou em outras religiões. O importante é confiar e entregar sua vida que ele fará o resto.
À primeira vista é um discurso maravilhoso, mas aos olhos da Bíblia (e para quem a toma como único manual de fé) é perigoso. Não irei falar aqui o porquê, pois já temos aqui mesmo no blog comentários a esse respeito. Procure que você vai encontrar.
O que quero mesmo dizer é que A Cabana é um desses livros que se tornou fácil vender, pois a dinâmica aí não é a criação adequar-se ou deixar de fazer "certas coisas" para que Deus esteja com ele (como diz a Bíblia), mas o criador sendo moldado para atender às necessidades da criação. Quem não quer um Deus assim? É claro que o "mundo" quer! Por isso o livro é um sucesso.
 
OBS. 2:
É bom ver os livros do Nicholas Sparks entre os mais vendidos. Segundo ouvi, ele é cristão e seus livros sempre trazem, ainda que de forma implícita, uma mensagem cristã. Não li ainda nenhum dos seus livros, mas já coloquei-os na lista.
Alguém tem algo a dizer sobre os livros desse autor?

4 Comentários:

Que lindo *_* Acabei de ler A Cabana e já li Querido John... Muito tocante ♥

Sem sombra de dúvida Nicholas Sparks é um escritor extraordinário. Já li três livros dele: Um momento inesquecível( história essa conhecida através do filme Um Amor Para Recordar); Querido John; A Última Música. Todos se tornaram filme e são lindos. Tem também O diário de uma paixão, mas não li o livro, só vi o filme.
Até mais...

Eu li "Querido John" e "A última música", inclusive fiz resenha de ambos no blog. Também já li "A walk to remember", que deu origem ao filme "Um amor para recordar" e que, infelizmente, não foi publicado no Brasil.

O Nicholas é batista, se não me engano. O amor é o tema principal de seus livros. Não apenas o amor entre homem e mulher, mas o amor uns pelos outros, como forma de expressão do amor de Deus. As relações pai-filho(a) são construídas de forma fantástica nos três livros que li e, na minha opinião, são um destaque à parte.

Ele não prega a religião, até porque os EUA são um país de maioria protestante. A Carolina do Norte, estado onde seus romances se passam, é um estado conservador. Então a abordagem evangelística e a manifestação da religião são bem diferentes do que vemos aqui. Mas os valores cristãos do autor refletem naturalmente em suas obras.

Em "A walk to remember", por exemplo, a protagonista Jamie é filha do pastor da cidade e seu maior sonho é "testemunhar um milagre". Na cena final - creio que posso falar sem medo de spoilers, pois a história é bem conhecida - seu pai diz que ela teve seu sonho realizado ao testemunhar a mudança na vida do bad-boy Landon.

Em "A última música" há também a figura do pastor e o relacionamento dos personagens com Deus é bem explorado. Dos três livros, este é o mais comovente.

"Querido John" é o que demonstra menos da religiosidade de Sparks. Também o único dos três em que os personagens se envolvem intimamente sem estarem casados. Mas o final da história é uma demonstração linda do verdadeiro amor descrito em I Coríntios. Algumas pessoas o consideram "não tão bom" se comparados aos demais livros do autor, mas pra mim foi uma lição maravilhosa e, ao mesmo tempo, de cortar o coração.

Desculpe pelo comentário imenso. Espero ter contribuido :)

Ola!É a primeira vez que faço um comentário no seu blog.
Já faz quase um ano que acompanho ele embora não estou como seguidora.
Já li o livro de Nicholas Sparks Um momento inesquecivel e um pouco diferente do filme o livro leva a crer que ele seja evangélico pela forma como ele escreve.
Só não tinha certeza. Mas depois de ver os comentários aqui acabo de crer que ele seja.

Leituras recentes

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites